MENU

Domingos Martins - Um pedacinho da Europa no ES

(Fonte: www.feriasbrasil.com.br)

O Espírito Santo não é destino exclusivo de sol e praias. A região serrana do estado também é repleta de atrativos, como a pequena e bucólica cidade de Domingos Martins. Colonizada por imigrantes alemães e italianos, preserva a cultura européia através das construções típicas, das festas folclóricas e da gastronomia - o distrito de Pedra Azul, a cerca de 50 quilômetros do Centro, é repleto de bons e agradáveis restaurantes e passeios como cavalgadas.
Domingos Martins é emoldurada pelo cartão-postal da região, a Pedra Azul. O nome da formação rochosa de quase dois mil metros de altura se deve à coloração, que varia ao longo do dia de acordo com a incidência da luz solar. 
A área ao redor da pedra foi transformada em parque estadual e abriga piscinas naturais, belas cachoeiras e trilhas perfeitas para o trekking. Rapel, rafting e bóia-cross também são praticados no entorno da cidade e da reserva. 
 Ao contrário do litoral, as temperaturas médias na serra ficam em torno dos 12 graus e baixam ainda mais nos meses de inverno. O frio, agregado ao charme da arquitetura local, das pousadas aconchegantes, das lojinhas de artesanato e da boa mesa, faz da região uma das preferidas dos casais em busca de um clima de lua-de-mel.
 
Parque Estadual da Pedra Azul
A reserva é a principal atração da região. Além das trilhas que levam a cachoeiras e piscinas naturais, o parque abriga o cartão-postal da serra capixaba - a Pedra Azul. O nome da formação rochosa de quase dois mil metros de altura se deve à coloração, que varia ao longo do dia, de acordo com a incidência da luz solar.
A fauna riquíssima reúne diversas espécies, tais como: macaco-prego, tatu, tamanduá de colete, jaguatirica, tucano, araponga, veado catingueiro, mão pelada, trinca ferro, sabiá, além de animais ameaçados de extinção como o sagüi da serra, a onça pintada e o barbado.
 A vegetação conta com espécies como orquídeas, bromélias, ingás, cedros, cássias, ipês, canjeranas, além de inúmeras variedades de canela. É possível fazer trilhas que permitem a contemplação de áreas de Mata Atlântica, passando por mirantes e piscinas naturais.
 
O parque possui duas trilhas:
Nível fácil: Trilha da Pedra Azul, com percurso de 1900 metros (ida e volta), onde os visitantes são conduzidos até a base da Pedra Azul, passando pelos mirantes da Pedra Azul e do Forno Grande. Outra opção desse percurso é passar pela trilha do Cedro Sentado, com percurso de 600 metros, onde os visitantes são conduzidos até o mirante da Pedra Azul passando por uma árvore de Cedro rosa que “sentou” sobre a rocha.
 Nível médio/difícil: Trilha das Piscinas Naturais, com percurso de 2500 metros (ida e volta), onde os visitantes são conduzidos até as piscinas naturais escavadas sobre a rocha, com uma escalada de 97m com auxílio de corda. O banho nas piscinas é uma opção de recreação no local.
 As visitas à área são feitas somente com o acompanhamento de guias e é preciso agendar com antecedência. O parque fica a 50 quilômetros do Centro de Domingos Martins.
Fique atento ao trecho final de acesso ao parque, conhecido como Rota do Lagarto: trata-se de uma pequena estrada bucólica, com grandes alamedas e tapetes verdes, que tem início no Km 89 da BR 262, em frente à Casa do Turista. São apenas 8,5 km de extensão, mas que rendem dezenas de fotografias! 
 
Como chegar: BR-262, Km 89, (Rota do Lagarto) - Pedra Azul
Tel: (27) 3248-1156 / (27) 997398005

Passear no Trem das Montanhas Capixabas
A viagem começa em Viana e termina em Araguaia, com parada na estação de Domingos Martins e de Marechal Floriano. O percurso total é de 46 quilômetros em meio à Serra do Mar, passando por pontes, túneis e cachoeiras. O tour completo dura duas horas e meia e se eleva de 15 metros acima do nível do mar para uma altitude de 530 metros. É possível embarcar em Domingos Martins rumo a Viana, Marechal Floriano e Araguaia. Na estação de Domingos Martins, lojinhas oferecem o peculiar crispim (biscoitos  italianos vendidos em saquinhos) e licor de jenipapo.
 
Tel: (27) 2123-0229
Site: serraverdeexpress.com.br
  
Agroturismo
Sítios com atividades focadas no agroturismo pipocam ao longo da BR-262, a estrada que leva à vila de Pedra Azul. Neles, é possível colher frutas e levá-las para casa, fazer trilhas, aprender sobre plantações... Todos oferecem lojinhas de produtos rurais – entre as delícias, embutidos, queijos especiais, pastas, mel, palmitos, geleias, caponatas, pães, doces, bolos, morangos, orgânicos, aguardentes, cervejas...
 
Sítio Herança
O principal atrativo por aqui é o “colha e pague” de morangos. Ao chegar, o cliente recebe uma cestinha para colocar os morangos colhidos por ele, no pé, e que pretende levar para casa. E ainda aprende como adubar e preparar a terra para nova semeadura. O sítio familiar oferece ainda uma lojinha para degustação e venda de produtos à base da fruta como bombons e licores, além de geleias de morango com hortelã, gengibre, alecrim, pimenta... A melhor época para colher as delicias é no inverno.
ES-368 (acesso pela BR-262) - Pedra Azul
Tel: (27) 3248-1159
 
Sítio das Flores
Os produtos à base de tomate seco são os campeões de vendas e ainda tem rolê de berinjela, banana passa, licores, antepastos artesanais e geleias.
BR-262, Km 89,5 - Pedra Azul
Tel: (27) 98143-8975
 
Chez Domaine
O espaço reúne dois lagos, mata onde se realizam os passeios ecológicos e um mirante onde se observa toda a região de Pedra Azul. Entre os produtos cultivados no sítio estão hortaliças, laranja, café, milho, amendoim, feijão, champignon de Paris, uvas... E ainda tem frango caipira (carne e ovos), cordeiro, queijos e manteiga especiais, escargot, mel e própolis.
BR-262, km 95 - Pedra Azul
Tel: (27) 3248-3124 / 3128 
http://www.domaine.com.br
 
Sabores da Montanha
Visita à rotina da propriedade, como são plantadas, podadas e produzidas as frutas, legumes e verduras. Além de poder colher as frutas no pé. Frutas in natura, compotas, geléias, fermentados, vinhos, batidas, licores, picles, biscoitos, pães, bolos e tortas. Tudo de forma artesanal e assada em forno à lenha.
BR-262, Km 90 - Pedra Azul 
Tel: (27) 99940-0167
 
Sítio dos Palmitos
O plantio foi iniciado com a variedade da Palmeira Real Australiana. Em seguida, chegaram outras variedades: Pupunha, Juçara, Juçai, Coqueiro Anão, Patioba(Amargo), Baba de Boi e Imperial. Com aproximadamente 70 mil plantas, a propriedade oferece passeio pela floresta de palmáceas. Na lojinha, palmitos em conserva em diversos cortes, fondue de palmito, antepastos de palmito com bacalhau, salmão, berinjela, castanhas e damasco... Além de esfirras, calzones e quiches assadas no forno à lenha! 
Rodovia ES 165, Km 04 - Pedra Azul

Tel: (27) 3248-3163
http://www.sitiodospalmitos.com.br
 
Vila de Pedra Azul
Pousadas, restaurantes e sítios circundam a bela região, emoldurada pela formação que dá nome à vila e ao parque estadual. A 50 km de Domingos Martins, abriga restaurantes de cozinhas italiana, portuguesa, alemã, francesa, orgânica e exótica, além de quitutes regionais.
Para trazer na mala, as dicas são massas, embutidos, pães, queijos, frutas, mel, palmito,  geleias, caponatas... vendidos nas propriedades rurais, que também abrem suas portas para os visitantes conhecerem o dia a dia da lida e também participarem das colheitas.     
 A natureza exuberante convida a prática de esportes como trekking, bike, cavalgadas... Além de atividades como fotografia e birdwatching.
 
Reserva Kautsky
O acesso exige carros com tração nas quatro rodas por conta da subida, mas o passeio vale muito a pena! A área de 300 mil metros quadrados abriga 16 trilhas, além de cem mil plantas da região, especialmente orquídeas e bromélias, plantadas na mata ou protegidas nas estufas e identificadas pelo sr. Roberto Anselmo Kautsky, criador do espaço. A reserva compreende ainda o pico do Eldorado, a 850 metros de altitude e que descortina vista panorâmica de Domingos Martins e arredores. As visitas pelas trilhas são guiadas e é preciso agendar com antecedência.

Endereço: R. Roberto Carlos Kautsky, 234
Tel:  (27) 3268-2300 / (27) 981662090
foto foto foto


Rua Maria Delunardo Trancoso, 206,
Bairro de Fátima, Serra / ES - CEP: 29160-771
Lord Hotel Camburi
COPYRIGHT 2014 : Lord Hotel Camburi LTDA
Aldabra criação de website
Fechar